QUEM SOMOS?

   

QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?

O Ensino Secundário na vila de Vidago começou no ano lectivo de 1964/1965, como colégio de iniciativa privada.
No ano lectivo de 1966/1967 foi criada a Telescola do Ensino Público e funcionou, a par do Ensino Particular, até ao ano de 1971. Nesta altura, os alunos que frequentavam o Colégio pagavam duzentos escudos por mês.
Depois de algumas vicissitudes, foi possível trazer o Ensino Preparatório para Vidago, que na época se denominava por “ciclo”. No entanto, nos anos lectivos de 1971/1972 e 1972/1973, a escola ficou dependente da escola Dr. Júlio Martins, de Chaves. A passagem do “ciclo” a escola autónoma foi autorizada pela publicação da Portaria nº 664/73, de 3 de Outubro. O dr. Alberto Rego foi o seu primeiro director.
As instalações da Escola situavam-se, até ao ano de 1976, no Largo Miguel de Carvalho, no início da Alameda Conde Caria, onde se encontram actualmente as instalações do Millenium, CTT e todo o Parque Residencial Atlântico.

Nestas instalações, e de acordo com testemunhos orais, não havia Biblioteca Escolar. Por baixo das salas “da escola” funcionava o quartel dos bombeiros voluntários.

Nesse ano de 1976, devido ao facto de as instalações serem muito pequenas e do edifício pertencer à empresa Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas, que pretendia demoli-lo, o Ministério da Educação resolveu construir instalações próprias, se bem que provisórias, no Bairro do Candal. Essas instalações viriam a entrar em funcionamento no ano lectivo de 1976/1977, com a criação dos 7º, 8º e 9º anos. Apareceu, deste modo, a Escola C+S de Vidago.
A Biblioteca Escolar funcionava numa sala, com uma janela e umas mesinhas redondas, “mesas de braseira”, ao lado da sala dos professores. O fundo documental cingia-se a uns dicionários e enciclopédias, encontrando-se fechados.
Alguns anos mais tarde, em 1997, a escola C+S de Vidago passou a designar-se por escola EB 2.3 de Vidago/Chaves.

Dado as instalações da escola serem provisórias desde 1976, havia necessidade de construir uma nova escola, desta vez com carácter definitivo. Depois de muitas diligências, as obras arrancaram em meados de 1999, tendo sido oficialmente inaugurada em 1 de Junho de 2001.

Neste novo edifício, a Biblioteca Escolar conta com um espaço próprio, em forma de L.

Numa ala, encontra-se a Zona de Leitura vídeo, áudio e de Trabalho, destinada a aulas com recurso ao quadro interactivo, aos computadores, a mesas de trabalho, usadas para a realização de vários trabalhos de expressão e outros.

Noutra ala, temos as zonas de Recepção, de Leitura Impressa, de Leitura Informal e a zona destinada ao 1º ciclo e pré-escolar, esta última resultado de uma intervenção de Requalificação RBE 2010. O fundo documental encontra-se em regime de livre acesso.

Conta, no ano lectivo 2010/2011, com um Professor Bibliotecário, uma Assistente Operacional especializada em biblioteconomia, uma equipa de apoio e uma Assistente Operacional voluntária, que assegura diariamente os intervalos da hora de almoço e outros serviços.

A BE serve os utilizadores das seguintes escolas/localidades/comunidades: Adães, Anelhe, Arcossó, Dorna, Fernandinho, Loivos, Matosinhos, Oura, Pereira de Selão, Pereiro de Agrações, Selhariz, Valverde, Vidago, Vila Verde de Oura, Vilarino das Paranheiras e Vilas Boas.

Fonte: