domingo, 19 de julho de 2009

Novo Director

Entre balões, concertinas, bombos e almoço surpresa, foi comemorada a nova etapa do Agrupamento.
O professor Nelson Rodrigues, foi eleito por unanimidade no dia 20 de Maio em Conselho Geral Transitório, Director Executivo do Agrupamento.
Assim, este facto mereceu uma comemoração digna de um chefe, dedicado e afectuoso que sempre foi.
Esperamos poder continuar a contar com ele como sempre fizemos, como Amigo e como Chefe.




Os Amigos

Semana das Expressões


De quatro a oito de Maio decorreu na escola a “Semana das Expressões”, onde cada dia da semana foi dedicada a uma forma de expressão diferente, assim, na Segunda-feira foi o dia das novas tecnologias, havendo actividades diversificadas na sala de TIC, durante todo o dia.
Na Terça-feira foi o dia do Desporto. O grupo de Educação Física inaugurou a parede de escalada, colocada na parte exterior do pavilhão gimnodesportivo, os alunos demonstraram muito entusiasmo por esta nova modalidade.
Na quarta-feira, foi a vez da Música nos presentear com um conserto didáctico pelos alunos da ESPROARTE - Escola Profissional de Artes de Mirandela. As escolas do Ensino Pré-escolar e Primeiro Ciclo, foram convidados a assistir, foi uma participação muito dinâmica, onde os alunos foram convidados a interagir.
Quinta-feira, dia das Artes Plásticas foi celebrado com muito entusiasmo de todos os alunos, que durante todo o dia puderam experimentar várias formas de expressão nos ateliers de pintura, desenho impressão e modelagem, situados no corredor de acesso à sala de convívio dos alunos.
Sexta-feira foi o dia dedicado às manualidades, a professora de Educação Tecnológica demonstrou as técnicas de Batique (ou batik) é uma técnica de tingimento em tecido artesanal e o Macramé, técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. A semana foi vivida com muita alegria e participação dos alunos, em todas as actividades, desde os mais novos aos mais crescidos.


Maria da Graça Rodrigues

Parlamento do Jovens

Após a experiência que foi a participação no projecto “Parlamento dos Jovens” no ano anterior, a escola decidiu apostar na continuidade do projecto, pois vislumbrou muita utilidade e pertinência nas suas actividades e no seu conteúdo.
Muito direccionado para a cidadania e a participação cívica activa. Tem ainda por finalidade: Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Este ano o tema a debater foi “A alimentação e Saúde”.




O Coordenador do Projecto
Agostinho Lage

Forúm da Educação 2009


A Câmara, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso, realizou mais uma edição do Fórum da Educação, que decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Abril, no Pavilhão Expoflávia.
Este evento bienal, centrou-se no tema “As escolas e os seus projectos”, tinha como principal objectivo a promoção da educação, através de actividades que foram desenvolvidas por todos os estabelecimentos de ensino do concelho, constando essencialmente da exposição os trabalhos e projectos realizados durante este, e o último ano lectivo.
O nosso Agrupamento esteve presente com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das Novas Oportunidades e do Projecto da Água e Sustentabilidade.
Simultaneamente, decorreram espectáculos de variedades, música, dança, teatro, poesia, no palco, nos períodos da manhã, tarde e noite, onde também fomos intervenientes, como muitas outras escolas do nosso concelho.
A professora:
Mª da Graça Rodrigues


Semana do Teatro

Os Departamentos de Línguas e Ciências Sociais e Humanas levaram a efeito, tal como consta nos respectivos planos de actividades desses órgãos, a organização e dinamização da “Semana do Teatro”, que decorreu entre 23 a 27 de Março do corrente ano, na Biblioteca Escolar.
Para a concretização desse evento procederam-se as várias tarefas/actividades destacando-se as seguintes:

Pesquisa/recolha de informação alusiva ao teatro (origem, dramaturgos, peças teatrais, actores, cenários, adereços, vestuário, superstições, teatros importantes, …)
Exposição de materiais referentes ao teatro: marionetes, máscaras, vestuário, panfletos, obras teatrais, …)
Foi ainda apresentado pelos Clubes de “Música, Movimento e Drama” e da “Saúde”, um teatro de sombras sobre as temáticas: sexualidade e perturbações alimentares.
Esta actividade teve como principais objectivos:
Sensibilizar os alunos e a restante comunidade educativa para a importância do teatro.
Motivar os alunos para a pesquisa/leitura de algumas peças teatrais nacionais e estrangeiras e sua dramatização.
Conhecer in loco os bastidores de um teatro e assistir à representação de uma peça de teatro.


As Professoras Luísa Barbosa e Anabela Garcia